Marchezan diz que prefeitura contribuiu com a investigação no Demhab

Operação investiga supostos crimes envolvendo a concessão de Bônus Moradia e Aluguel Social a moradores da Vila Tronco

Prefeito Nelson Marchezan Júnior comentou sobre investigação da Polícia Civil | Foto: Ricardo Giusti / PMPA / Divulgação / CP Memória

O prefeito Nelson Marchezan comentou, nesta quarta-feira, a operação da Polícia Civil que investiga supostos crimes envolvendo a concessão de Bônus Moradia e Aluguel Social a moradores da Vila Tronco, na zona Sul de Porto Alegre, incluídos no plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, “essa questão do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) é uma ação de investigação. Já ocorreu, a Polícia Civil esteve dentro do Demhab em outras oportunidades do governo”.

De acordo com Marchezan, as investigações ocorrem “com absoluta participação e contribuição da prefeitura”. “E vou além, nenhuma das investigações que ocorrem, especialmente a que é notícia hoje, estaria ocorrendo se não fosse por desejo, iniciativa e por registro formal das denúncias que aconteceram dentro da máquina e foram levadas às estruturas públicas responsáveis por investigar”, destacou.

Com as ordens judiciais, a Polícia Civil busca verificar a procedência de denúncias que apontam que uma única pessoa teria sido contemplada com nove bônus moradia, totalizando R$ 706.500. A beneficiada, no entanto, não recebeu este valor. A operação ocorre antes da liberação de novos recursos para a conclusão das obras da Copa, que culminaram com a concessão dos referidos benefícios.

A investigação iniciou em março deste ano, após denúncias de inúmeras irregularidades que foram apontadas durante a operação Casa Nostra. Os depoimentos colhidos, na ocasião, apontaram irregularidades no Demhab no setor de crédito imobiliário.