Assinado contrato com empresa paranaense para manutenção da FreeWay até o verão

Neovia Engenharia assume os serviços de roçada, capina e recuperação do asfalto até o verão de 2019

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS) informou ter assinado, nesta quarta-feira, o contrato com a empresa paranaense Neovia Engenharia para a manutenção da FreeWay (BR-290, no trecho que liga Porto Alegre a Osório). O diretor executivo do Dnit/sede, engenheiro Halpher Luiggi e o superintendente do Dnit no RS, Allan Magalhães Machado, confirmaram a informação.

Os serviços de manutenção periódica (recuperação no asfalto, roçada e limpeza) serão executados pela Neovia, sem a cobrança de pedágio, até que uma terceirizada assuma a FreeWay em definitivo, no verão de 2019. O contrato não prevê a prestação de serviços adicionais, como guincho e socorro médico.

Aproximadamente R$ 8 milhões foram recebidos pelo Dnit para que os serviços sejam garantidos pelos próximos meses. Os recursos correspondem a menos da metade do solicitado – cerca de R$ 17 milhões.

A expectativa é de garantir o serviço até que tenha início a concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), trecho que engloba as BRs 101, 386, 448 e 290. O leilão está marcado para 1º de novembro e a empresa vencedora deve começar a trabalhar em fevereiro de 2019. Até lá, se necessário, a Superintendência do Dnit-RS pretende buscar novas liberações junto a Brasília.

Até 3 de julho, a FreeWay era administrada pela Concepa, cujo contrato com o governo federal, que durou 21 anos, expirou. Desde a saída da concessionária, o trecho deixou de ter uma empresa administradora. Com isso, lixo e buracos passaram a se acumular na via, considerada acesso principal às praias do litoral Norte.