Estudo de plano de prevenção contra cheias é apresentado pelo governo do RS

Municípios contemplados no projeto ficam nas áreas da Bacia do Rio Gravataí, da Bacia do Rio dos Sinos, da Sub-bacia do Arroio Feijó e do Delta do Jacuí

Foi apresentado na manhã desta terça-feira, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o Plano Metropolitano de Proteção Contra Cheias. O objetivo do plano é garantir a segurança das populações que vivem em áreas vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, minimizando os prejuízos decorrentes das cheias. Os municípios gaúchos contemplados no projeto ficam nas áreas da Bacia do Rio Gravataí, da Bacia do Rio dos Sinos, da Sub-bacia do Arroio Feijó e do Delta do Jacuí.

Na primeira fase do plano, foram concluídos os estudos de concepção. As análises duraram cerca de três anos e os recursos são da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades. Até agora, foram investidos cerca de R$ 17 milhões de um total de R$ 258 milhões.

Segundo o superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Pedro Bisch Neto, as obras do plano ultrapassam gestões de governo e devem ser realizadas ao longo dos próximos anos.

“É a primeira vez que se faz uma avaliação conjunta de bacia e um planejamento regional para permitir que a infraestrutura da região metropolitana toda seja compatível com planejamento racional e permita às prefeituras planejarem o seu desenvolvimento urbano e a sua expansão. O conjunto de recomendações contidas nos estudos e as obras apontadas é uma tarefa para as próximas gestões do Estado, das prefeituras e do governo federal, porque, na verdade, não é obra para um governo, mas sim para 10 a 20 anos de trabalho continuado”, explicou o superintendente.