Esfera Pública: Alvaro Dias fala que voto útil é “atestado de burrice”

Para o candidato do Podemos, polarização de extremos acirra ainda mais os ânimos sem trazer resultado prático

Álvaro Dias. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A menos de 20 dias paras as eleições gerais, o candidato à Presidência da República, senador Alvaro Dias (Podemos) criticou, hoje, em entrevista para o Esfera Pública, a postura de eleitores que defendem o “voto útil” para projetar o 2° turno em vez de escolher o candidato que considera ideal no 1° turno das eleições.

Dias sustentou ter condições de chegar à segunda etapa da eleitoral. “O chamado voto útil é um voto burro. Me perdoem, mas quem assimila a estratégica de voto útil está assinando é um atestado de burrice. É o diploma do burro do ano porque, em uma eleição, nós vamos esquecer do melhor”, avaliou.

Para o candidato do Podemos, a polarização de extremos fomentada pelo candidato Jair Bolsonaro, do PSL, e pelo PT, acirra ainda mais os ânimos sem trazer resultado prático para os problemas do Brasil. “Se tentou eliminar alternativas ao centro, prevalecendo esse confronto de extremos. O Gre-Nal é bom no estádio de futebol, mas esse Gre-Nal na política não nos leva à solução dos problemas”, adverte.

Alvaro Dias também não poupou críticas a Bolsonaro e o chamou de “oportunista” pelo fato de também defender que o juiz federal Sérgio Moro se torne ministro. “O outro candidato que assumiu essa posição assumiu no oportunismo… Nunca combateu corrupção. Se procurar no YouTube o Bolsonaro combatendo a corrupção nos governos Lula e Dilma não vai encontrar. Quem quer a verdade precisa olhar o passado. O Brasil cansou de oportunismo e mentiras”, pontuou.

Depois de o senador ter tornado público o desejo de indicar Moro para o Ministério da Justiça, Bolsonaro também passou a defender a possibilidade. Em outras declarações, o candidato do PSL citou o nome de Moro como possível indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).