TRE indefere todas as candidaturas do PCO no RS para as eleições de outubro

Corte eleitoral alegou ausência de diretório do partido no RS somada falta de prestação de contas da eleição passada

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o registro de todas as candidaturas do Partido da Causa Operária (PCO) no Rio Grande do Sul para as eleições deste ano. Em decisão unânime, o TRE apontou não haver requisitos formais para registro das candidaturas. Nessa sexta-feira, a Corte negou o último recurso do PCO e referendou a decisão.

Para as eleições de outubro, o PCO registrou Paulo de Medeiros como candidato a governador tendo Jeferson Mendes como vice. O partido também conta com um candidato para o Senado, com suplente, e mais dois postulantes que disputam uma cadeira na Câmara Federal e outra na Assembleia Legislativa.

Para o pleito de outubro, Medeiros havia informado ter recebido R$ 600 da direção nacional do PCO para realizar campanha no Estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme o TRE, as candidaturas foram indeferidas em função do PCO não ter apresentado a prestação de contas referente à eleição passada e por não possuir diretório no Rio Grande do Sul.

“Somente poderá participar do pleito o partido político que tenha órgão de direção devidamente constituído e anotado no Tribunal Eleitoral competente até a data da convenção, conforme o disposto no art. 2º da Resolução TSE n. 23.548/17. No caso, certificado nos autos que o partido não possui diretório vigente no Estado, estando com a situação ‘suspenso por falta de prestação de contas’”, despachou o TRE.

A assessoria de imprensa do PCO informa que o partido ainda não foi notificado da decisão e que teve conhecimento do indeferimento das candidaturas por meio da imprensa. Contudo, o Partido da Causa Operária vai recorrer ao TSE para disputar as eleições de outubro. Uma nota oficial deve ser disparada pelo PCO neste sábado.