Porto Alegre realiza hoje Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Rio Grande do Sul registra 29 casos confirmados de sarampo, enquanto na Capital são 22

Hoje ocorre o Dia D de Vacinação em Porto Alegre. Foto: Guilherme Almeida/CP

Porto Alegre realiza neste sábado o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo nas crianças entre um e cinco anos incompletos. A imunização é importante porque nessa sexta-feira a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais seis casos de sarampo em Porto Alegre. Com isso, chega a 22 casos da doença na cidade. No Estado são 29.

A cobertura vacinal em Porto Alegre está próxima a 70%, o que preocupa a Secretaria diante dos novos casos de sarampo que estão surgindo. O horário de vacinação nos 109 postos de saúde da Capital é até as 17h.

A previsão inicial era de que a campanha de imunização terminasse no dia 31 agosto. Como a meta de vacinar 95% do público-alvo não foi alcançada, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar por mais 15 dias o prazo, atendendo a uma solicitação da secretaria. Em Porto Alegre, são 65.181 crianças dessa faixa etária, de acordo com a estimativa do governo federal. Os 95% de meta, na Capital, correspondem a 61,9 mil crianças.

Apesar dos surtos registrados na região Norte do país e de casos surgidos em Porto Alegre, o índice de cobertura vacinal ainda é considerado bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, até quinta-feira, a cobertura vacinal em Porto Alegre era de 69,34% para poliomielite (45.196 doses) e 69,53% para sarampo (45.322 doses). No Rio Grande do Sul, os percentuais são de 92,83% e 92,49%. Como já foi realizado passe-livre no dia 18 de agosto, as linhas de ônibus vão circular hoje com a tarifa normal.

No entanto, para facilitar o deslocamento da população neste sábado, os táxis vão oferecer 40% de desconto em todas as corridas chamadas pelo aplicativo do Sintáxi. As empresas Uber, Cabify e 99 Pop informaram que vão oferecer descontos por meio de códigos promocionais – que serão informados pelas empresas aos seus clientes.

Segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a média nacional de vacinação em sarampo está em 94,7% e em poliomielite, 93,6%. Foram aplicadas em todo o país mais de 22 milhões de doses das vacinas (11,2 milhões de cada vacina). Onze estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo, para as duas vacinas. Mais de 4 mil (72%) municípios do país cumpriram a meta.