Datafolha: Bolsonaro lidera e Haddad empata com Ciro

Treze por cento dos entrevistados declararam voto branco ou nulo; e 6% não sabem ou não responderam

Nova pesquisa do instituto Datafolha mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 26% das intenções de voto na disputa presidencial. Fernando Haddad (PT) atingiu 13% e está empatado com Ciro Gomes (PDT). Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 9% dos votos e Marina Silva (Rede) é a preferida de 8%.

Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) aparecem com 3% das intenções de voto. Também empataram Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSol) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Treze por cento dos entrevistados declararam voto branco ou nulo; e 6% não sabem ou não responderam.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde para Ciro e fica em situação de empate técnico com Alckmin, Marina e Haddad, considerada a margem de erro (veja abaixo).

Os questionários foram feitos entre ontem e hoje junto a 2.820 eleitores em 187 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O jornal Folha de São Paulo e a Rede Globo encomendaram o levantamento, sob o protocolo BR 05596/2018.

Comparação
Na comparação com a pesquisa realizada na última segunda-feira, Jair Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para cima, Fernando Haddad cresceu quatro e Ciro Gomes manteve-se estável. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin perdeu um ponto percentual e a ex-senadora Marina Silva desceu três.

Não oscilaram os percentuais de intenção de voto os candidatos Alvaro Dias, Henrique Meirelles, João Amoêdo, Cabo Daciolo, Guilherme Boulos, Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael.

A proporção que declara votar nulo ou em branco reduziu em dois pontos percentuais e o número de indecisos e não respondentes oscilou em um ponto para baixo.

Veja a pesquisa: