Sem passe livre, Porto Alegre abre 109 salas para Dia D contra pólio e sarampo no sábado

Prefeitura informou que táxis vão oferecer 40% de desconto em todas as corridas chamadas pelo aplicativo do Sintáxi

Sem passe livre nos ônibus, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre abre 109 salas de vacina, das 8h às 17h de sábado, em todas as regiões da Capital, para mais um Dia D da campanha contra o sarampo e a poliomielite. A meta é imunizar 95% das crianças de um ano a menores de cinco. Até o momento, a cobertura de Porto Alegre é de cerca de 70%, uma das menores do Rio Grande do Sul.

Em 18 de agosto, o transporte público funcionou de graça para o Dia D nacional da campanha. Dessa vez, a Prefeitura informou que táxis vão oferecer 40% de desconto em todas as corridas chamadas pelo aplicativo do Sintáxi. As empresas Uber, Cabify e Pop também informaram que vão liberar códigos de desconto aos clientes.

Das 140 Unidades de Saúde de Porto Alegre, 16 atingiram a meta de vacinação de 95% e não devem abrir no sábado. Outras 15 não abrem por estarem em reforma. Veja a lista das 109 que vão vacinar.

O prazo final da campanha era 31 agosto. Como a meta não havia sido atingida, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo até amanhã, permitindo que Porto Alegre faça um segundo Dia D no sábado. A campanha vai mobilizar mais de 2 mil profissionais, reforça o secretário da Saúde, Erno Harzheim.

Ele lembra que, durante as últimas semanas, a SMS realizou ações para sensibilizar a população em escolas e anúncios em locais de grande circulação, além de intensificar visitas domiciliares para buscar o aumento da cobertura vacinal.

Mesmo crianças que já tenham se vacinado contra as duas doenças devem ter a situação analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação e o Cartão SUS. No dia D, os postos só devem distribuir as doses contra a pólio e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Amanhã, a vacina também pode ser encontrada em 129 salas de todas as regiões da cidade, das 7h até as 17h. As unidades de Saúde Modelo, São Carlos e Tristeza abrem até as 22h e a Clínica da Família na Restinga, até as 20h.