A Penitenciária Estadual de Porto Alegre deve começar a receber presos no início de outubro. A confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, em vistoria realizada no espaço, nesta quinta-feira. A previsão é de que o local seja entregue no próximo dia 25.
A penitenciária é proveniente do programa de permuta de imóveis do governo do Estado no qual o Grupo Zaffari assumiu a construção do local em troca do prédio ocupado no passado pela Fundação para o Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH), na avenida Praia de Belas.
“A obra está praticamente pronta, só precisamos resolver umas questões pendentes. No dia 27 será concluída a formação de 200 novos agentes penitenciários, o que faz parte do processo. Após a entrega da penitenciária, dia 25, devemos instalar os equipamentos que faltam e determinar o perfil dos presos que virão para cá. Quando estiver plenamente operando, os centros de triagem ao lado serão incorporados à penitenciária. Serão 624 vagas a mais no sistema prisional do Rio Grande do Sul”, explica Schirmer.
Um dos intuitos do espaço é desafogar a Cadeia Pública, transferindo alguns presos para a nova penitenciária, que fica no mesmo terreno. De acordo com o superintendente de Serviços Penitenciários (Susepe), Ângelo Carneiro, será analisada a possibilidade de encaminhamento dos presos provisórios detidos em viaturas ou delegacias.
O local conta com cozinha, em que os presos farão a própria comida, além de espaços para lazer, com salas de oficina. O contato entre advogado e preso será feito pelo parlatório, não havendo contato físico entre as partes. Também há cela para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes.
A Secretaria de Segurança ainda não determinou se apenas agentes penitenciários trabalharão no local ou se a Brigada Militar também estará presente.

