Estado divulga em até cinco dias empresa que vai retomar restauro do Instituto de Educação

Desde julho de 2015, alunos e funcionários da escola estadual se dividem em quatro locais diferentes

Instituto de Educação General Flores da Cunha | Foto: André Ávila / CP Memória

Depois de mais de cinco meses de espera, a Secretaria Estadual de Educação informou que foram abertos, nesta quinta-feira, os envelopes das quatro empresas interessadas em concluir o restauro do Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre. No encontro, os concorrentes deram vistas aos documentos, que agora seguem para a Secretaria de Obras, para a análise comparativa. Conforme a Pasta, a empresa vencedora vai ser conhecida, em até cinco dias, por meio de publicação no Diário Oficial.

Os trabalhos devem ser concluídos em até 18 meses após a ordem de serviço, ainda sem data. O valor máximo apresentado pelas empresas não pode ser superior a R$ 28,6 milhões, em recursos financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Construído em 1935, entre o Parque da Redenção e o Campus Central da Ufrgs, o Instituto de Educação é considerado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Desde julho de 2015, mais de 1,5 mil estudantes e 130 docentes e funcionários se dividem para ocupar os quatro locais diferentes em que o Instituto passou a funcionar desde que as aulas foram transferidas, em função da obra.

Os trabalhos na instituição começaram em janeiro de 2016 e foram paralisados em agosto de 2017, com apenas 10% do restauro concluído. Em função dos atrasos, o governo rescindiu o contrato com a prestadora anterior.

Em junho passado, a Central de Licitações do Estado inabilitou todas as concorrentes por não terem atendido itens do edital. Após um novo prazo para correções, quatro delas foram habilitadas para seguir no processo.