Canoas e Esteio recebem mais 176 venezuelanos; total já passa de 500

Cachoeirinha e Chapada, no RS, também devem receber imigrantes nos próximos dias

Um Boeing 767 da Força Aérea Brasileira trazendo mais 176 venezuelanos ao Rio Grande do Sul pousou no aeroporto Salgado Filho por volta das 14h45min desta quinta-feira. É o terceiro grupo de refugiados trazidos à região Metropolitana de Porto Alegre desde o começo do processo de interiorização dos imigrantes vindos da Venezuela, que vêm entrando no país a uma média de 800 por dia. A porta de acesso é Roraima, através do município de Pacaraima.

No voo de hoje, do total de 176 pessoas, 89 vieram para Esteio e 87 para Canoas. Essa última recebeu ainda ontem outros 201 imigrantes, já instalados no alojamento custeado pela ONU no bairro São José. Em Esteio, há mais 125 venezuelanos já interiorizados, também em alojamentos da ONU e com alimentação repassada pelas Forças Armadas. Já as prefeituras ficarão responsáveis pelo apoio social e ambientação, com apoio financeiro repassado pelo governo federal no valor aproximado de R$ 400 mensais por pessoa.

Com a chegada dos novos imigrantes, hoje à tarde, o total de venezuelanos no RS, vindos através do processo de interiorização, chega a 502. Inicialmente, era prevista a chegada de 646 imigrantes no RS. Contudo, o número deve passar de 700, com responsabilidades divididas pelo poder público. A expectativa é de que os municípios de Cachoeirinha e Chapada também recebam imigrantes nos próximos dias.