Campanha contra pólio e sarampo alcança 94% das crianças em nível nacional

Doze estados bateram a meta. RS não aparece na lista

A três dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e o Sarampo, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) mostra que a média nacional de vacinação é de 94,7% para o sarampo e de 93,6% para a poliomielite.

Foram aplicadas, em todo o País, mais de 22 milhões de doses das vacinas (11,2 milhões de cada vacina). Doze estados (Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá) atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar contra as duas doenças, pelo menos, 95% do público-alvo. O Rio Grande do Sul ainda não aparece na lista, embora esteja próximo do percentual indicado. Mais de 4 mil (72%) municípios do país cumpriram a meta.

Cerca de 800 mil crianças, porém, ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda é de 85,45%.

Oficialmente, a campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio vai até a próxima sexta. Em Porto Alegre, mais um Dia D ocorre no sábado, com os postos abertos durante o dia para reforçar a cobertura.