Museu do Louvre oferece ajuda para recuperar Museu Nacional

Assessoria do Ministério da Educação não adiantou detalhes de como o auxílio vai ser efetivado

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O diretor do museu francês Louvre, Jean-Luc Martinez, se colocou à disposição para ajudar na recuperação do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Consultada, a assessoria do Ministério da Educação não adiantou detalhes de como o auxílio vai ser efetivado pela equipe do Louvre. As medidas da parceria serão discutidas posteriormente entre o Ministério da Educação brasileiro e o Ministério da Cultura da França.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, maior do país, pegou fogo em 2 de setembro. Toda a parte da frente da estrutura ficou destruída. Boa parte das coleções se perdeu, mas não houve vítimas.

Recuperação
Ontem, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo museu, iniciou as contratações para as obras de reconstrução. O governo federal anunciou que vai investir emergencialmente R$ 10 milhões para a recuperação do local. O recurso, contudo, ainda não chegou.

As verbas serão utilizadas para a cobertura do local com tapumes, para o reforço da estrutura do prédio e escoramento das paredes. O objetivo é dar condições para avaliar a situação do acervo após o incêndio. Em seguida, serão feitos os projetos básico e de reconstrução do museu. A última fase é a de recomposição do acervo.