Mais de 180 trabalhadores da fábrica da West Coast de Sobradinho são demitidos

Os funcionários foram informados da decisão após retornarem de férias coletivas concedidas pela empresa no final do mês de agosto

O Grupo Priority é proprietário das marcas West Coast e Cravo e Canela. Foto: Divulgação

A Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul informou que 186 trabalhadores foram demitidos da fábrica de Sobradinho da empresa West Coast, na manhã desta segunda-feira. Segundo o presidente da Federação, João Batista Xavier da Silva, os funcionários foram informados da decisão após retornarem dos 10 dias de férias coletivas concedidas pela empresa no final do mês de agosto.

A reportagem entrou em contato com a West Coast, mas a assessoria de imprensa da empresa informou que não está autorizada a se manifestar sobre o tema. Os trabalhadores devem assinar a rescisão contratual na próxima quarta-feira.

Crise no setor calçadista

De acordo com o presidente da Federação dos Sapateiros, somente neste ano o setor fechou cerca de duas mil vagas de trabalho no Rio Grande do Sul. “Precisamos que o governo se manifestasse. O setor coureiro calçadista está perdendo muitos postos de trabalho e o governo do Estado não está fazendo nada”, criticou Xavier da Silva.

A West Coast faz parte do Grupo Priority, que também é dono da marca Cravo e Canela. São 1,2 mil trabalhadores distribuídos entre a matriz, na cidade de Ivoti, e seis fábricas localizadas no Rio Grande do Sul e em Sergipe. De acordo com as informações do site do Grupo, atualmente, as marcas estão presentes em mais de 6,5 mil pontos de venda no Brasil e exportam para cinco continentes.