A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira (05) uma operação para desarticular um esquema de corrupção no fornecimento de dispositivos médico-hospitalares em Passo Fundo. As investigações são decorrentes de apurações da operação Efeito Colateral, que investigou desvios de recursos públicos do Hospital São Vicente de Paulo. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade, visando apurar a conduta de um delegado da PF que teria deixado de investigar denúncia de fato criminoso.
A investigação também apurou supostos recebimentos de valores indevidos por parte do servidor, que não deu andamento a denúncia do Ministério Público Federal. O policial também adquiriu cotas sociais em uma empresa que atuava no ramo da comercialização de equipamentos e materiais médico-hospitalares, justamente o setor envolvido em fraudes. Além do servidor, que foi afastado das funções por decisão judicial, outras duas pessoas são investigadas nesta fase – entre elas, um médico.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.