Moradores de ocupação desfeita na zona Norte de Porto Alegre vão procurar a Assembleia Legislativa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) informou que as equipes realizaram o cadastramento das famílias em meio a reintegração de posse, nessa manhã

Jean é gari, haitiano, e vivia na ocupação./ Foto: Samuel Vettori/Record TV

Moradores da Ocupação Progresso, instalada desde 2014 no Beco do Chimarrão, ao lado de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida erguido no bairro Sarandi, em Porto Alegre, foram realocados na comunidade, durante essa terça-feira. O aluguel coletivo vale por um mês. A realocação ocorreu de modo voluntário após uma ordem de reintegração de posse, cumprida pela manhã na zona Norte da cidade. O grupo abrange 70 famílias de haitianos, 35 de brasileiros, um senegalês e um ganês.

Ainda assim, conforme a representante da Ocupação, Ilisiane Vida, uma reunião na Assembleia Legislativa, na Comissão dos Direitos Humanos, na manhã desta quarta, vai debater o assunto. “As pessoas terão 30 dias pra ficar nos alojamentos que a gente conseguiu. E estão sem as coisas. A gente precisa de comida, de colchões e de toda a ajuda possível”, disse.

A Prefeitura informou que colocou a Rede de Assistência à disposição das famílias da ocupação. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), as equipes realizaram o cadastramento das famílias em meio à reintegração de posse, nessa manhã.

“Não tivemos a busca por parte das famílias. Imaginamos que pelo fato de eminência da desocupação eles estivessem com outras questões mais práticas. Mas continuamos à disposição para os cadastros”, informou Vera Ponzio, diretora técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Cerca de cem policiais militares, agentes da EPTC, bombeiros e oficiais de justiça cumpriram a ordem judicial. De acordo com a Brigada Militar (BM), as mais de cem famílias invadiram um terreno de cerca de 300 metros quadrados, de propriedade particular.

Mais cedo, por volta das 5h45min, os bombeiros precisaram conter as chamas de três casas no local. A polícia vai apurar se o incêndio teve motivação criminosa. Ninguém se feriu.