“Maioria das pessoas se mostra favorável”, diz prefeito de Esteio sobre chegada de venezuelanos

Previsão é de que o voo com os primeiros 125 imigrantes chegue a Porto Alegre na noite desta quarta-feira

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), garantiu hoje, em entrevista ao programa Direto ao Ponto da Rádio Guaíba, que a maior parte da população da cidade está se mostrando favorável à chegada dos venezuelanos que serão interiorizados no município. Leonardo está em Pacaraima, no estado de Roraima, e acompanhará um primeiro grupo de 125 imigrantes que chegará ao Rio Grande do Sul em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quarta-feira (05). No próximo dia 13, outros 96 venezuelanos chegam a Esteio, totalizando os 221 refugiados que permanecerão na cidade.

O processo de interiorização é uma das alternativas encontradas para que o grande número de refugiados consiga permanecer no Brasil, se restabelecer e desafogar a cidade de Pacaraima, que vem registrando inclusive conflitos entre brasileiros e venezuelanos após a explosão migratória. Leonardo está na cidade para acompanhar o processo de transferência, e acredita que Esteio receberá bem os venezuelanos: “a maior parte da população quer ajudar, há voluntários para aulas de português. Quem é contra, eu divido em dois grupos, sendo que os primeiros têm uma compreensível preocupação com as mudanças que essa chegada trará, e os segundos alimentam um preconceito puro e simples”, disse o prefeito.

A ideia é que dentro de seis meses os venezuelanos interiorizados no Rio Grande do Sul já tenham condições de “andar com as próprias pernas”. Ainda segundo Leonardo, “inicialmente, a intenção é devolver a dignidade aos refugiados, para que, posteriormente, possam se inserir ao mercado de trabalho brasileiro ou seguir para outros lugares”. Os venezuelanos ficarão em 47 apartamentos de dois abrigos custeados pela ONU e receberão alimentação fornecida pelas Forças Armadas.

A cidade receberá, também, cerca de R$ 500 mil do Governo Federal para manutenção dos refugiados. A previsão é de que o voo com os primeiros 125 imigrantes chegue a Porto Alegre nesta quarta-feira, por volta das 20h.

Canoas também receberá venezuelanos

A cidade de Canoas também receberá imigrantes da Venezuela. Para a cidade, são aguardados 425 estrangeiros, que ficarão em 120 apartamentos igualmente financiados por verbas da ONU. Além disso, cerca de R$ 1 milhão será destinado para a manutenção dos refugiados no município.