As chuvas, que atingem o Rio Grande do Sul desde a quinta-feira, afetam pelo menos 21 municípios gaúchos, segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil. Além disso, 56 residências ficaram danificadas. São 54 famílias desalojadas e 12 desabrigadas.
Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos, é a cidade com mais atingidos. São 40 famílias desalojadas e 20 casas atingidas. Houve, inclusive, deslizamento de encosta no bairro Boa Saúde.
Há residências atingidas em Jaguarão, Santana do Livramento, Alegrete, Montenegro, São Gabriel, Vila Lângaro, Dom Pedrito, Pelotas, Novo Hamburgo e Rio Pardo. Em Pedras Altas, as aulas chegaram a ser suspensas por causa das intensas chuvas. O temporal também causou a elevação dos níveis dos rios e prejudicou o trânsito.
A ponte sobre o rio Guaporé, no limite entre Guaporé e Anta Gorda, está interditada devido à elevação do nível do rio. Em Pedras Altas, há pontos de interrupção em estradas na área rural, dificultando o acesso ao município. Em Montenegro, no Vale do Caí, a pista lateral da BR 287 está totalmente bloqueada devido à queda de barreira. Já a BR-116, em Nova Petrópolis, na Serra, e a ERS-115, em Três Coroas, no Vale do Paranhana, chegaram a ficar bloqueadas, mas já foram liberadas.
A Defesa Civil segue monitorando, constantemente, o nível de chuva nas cabeceiras e ao longo dos rios que alimentam as principais bacias do Estado. Qualquer informação ou pedido de auxílio pode ser encaminhado através do telefone 199.