Sexta-feira vai ser chuvosa em todo o RS

Temperatura cai um pouco e condições se mantêm até domingo

Chuva deve dar trégua nesta quarta-feira | Foto: Alina Souza/CP

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul com a presença de frente semi-estacionária, nesta sexta-feira. Chove em grande parte do território gaúcho. Apenas em áreas junto à divisa com Santa Catarina a instabilidade é menor e a chuva tende a ser mais irregular. Em pontos do Centro para o Sul gaúcho, a chuva deve ser, por vezes, moderada a forte, com trovoadas, inclusive na área de Porto Alegre.

A MetSul prevê intervalos de melhoria, mas de forma passageira e isolada. Pouco varia a temperatura, mas esfria no Sul e no Oeste. O vento pode soprar com força em parte do Estado, sobretudo na segunda metade do dia.

As mínimas devem ser de 11°C em Bagé e 12°C em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 21°C em Capão da Canoa e 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão marcar entre 16°C e 19°C.

Situação se mantém até domingo 

A MetSul adverte que volumes elevados de chuva são esperados em diversas regiões do Rio Grande do Sul até domingo. A instabilidade começou a avançar e a chuva que vinha ocorrendo desde a quarta no Sul e no Oeste alcançou áreas do Centro gaúcho e da Capital.

No Norte e no Noroeste, o tempo seco e quente ainda predominou. Santa Rosa registrou máxima de 32,3ºC. Até 19h, havia chovido 76 mm em Jaguarão, 74 mm em Bagé, 50 mm em Livramento e 40 mm em Quaraí.

Apesar de um aumento da chuva em todo o RS, os acumulados de precipitação devem seguir mais elevados na metade Sul. Municípios como Camaquã, Cristal, Tapes e outras localidades próximas podem ter, de acordo com o modelo WRF, volumes muito expressivos de precipitação, com chance de alagamento.

No fim de semana, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e desta vez a chuva aumenta na Metade Norte. Até domingo o tempo não firma e, por essa sequência de dias chuvosos, o Estado registra volumes elevados em diversas regiões, incluindo a área de Porto Alegre.