Porto Alegre prorroga até 15 de setembro campanha contra pólio e sarampo

Já a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforça a orientação para que os postos fiquem abertos no dia 1º. Decisão é de cada município

A Secretaria Municipal de Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação de crianças contra sarampo e poliomielite, por 15 dias, em Porto Alegre. O titular da Secretaria, Erno Harzheim, formalizou o anúncio em Brasília, após uma reunião com o Ministério da Saúde.

O secretário teve aceito o pedido de prorrogar o prazo e de flexibilizar a data do segundo dia D da campanha, que ocorre no próximo sábado. Com isso, em vez de abrirem no dia 1º, os postos de saúde de Porto Alegre vão atender no sábado de 15 de setembro.

Ontem, a Secretaria Municipal da Saúde já havia descartado abrir as unidades no dia 1º alegando que o tempo hábil é curto para mobilizar efetivo e assegurar horas extras e vale-alimentação para os servidores da rede básica de saúde. Isso porque a orientação do Ministério, de fazer um segundo Dia D da campanha, ocorreu apenas nessa quarta-feira.

Com prazo estendido, a intenção é aumentar a cobertura vacinal de crianças de um ano a menores de cinco. O prazo oficial do fim da campanha era 31 de agosto, mas a Capital segue longe da meta de imunizar 95% do público-alvo. Até o momento, a cobertura é de 51,8% para a pólio e de 51% para o sarampo. No RS, os percentuais eram de 75,3% e 75,1%, nessa manhã, e, no país, de 78,1% e 83,8% respectivamente.

Além de ter cobertura abaixo da média na campanha, Porto Alegre registra 16 dos 23 casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul em 2018.

Já a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforça a orientação para que os postos fiquem abertos no dia 1º, mas deixa claro que acatar ou não essa orientação é uma decisão de cada município. Até agora, 140 cidades gaúchas ultrapassaram a meta de 95% da população-alvo imunizada.