Os médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) vão realizar um ato público em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 12h. Os profissionais haviam decidido, em assembleia, paralisar as atividades, mas mudaram de ideia.
Conforme o Sindicato Médico do RS (Simers), a mobilização faz parte de uma série de ações referentes à indefinição sobre a assinatura do acordo coletivo. A assembleia dos médicos foi realizada após a audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na ocasião, o desembargador Ricardo Carvalho Fraga sugeriu a negociação de um acordo parcial.
Uma nova audiência está marcada para o dia 6 de setembro, às 16h, também no TRT. Até lá, a direção do GHC se comprometeu em buscar a autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), em Brasília, para assinar o acordo.
O que diz o acordo
A proposta visa, entre outras medidas, regulamentar os contratos de trabalho de médicos e autorizar a migração de jornadas de trabalho para adequação de horários. A assinatura vem sendo debatida entre sindicatos e direção há mais de um ano e meio. As negociações foram concluídas em maio deste ano. A direção informou que necessita da aprovação da SEST para assinar o documento. Os odontólogos também fazem parte da ação.