Só hoje, pelo menos sete pessoas procuraram agências da CEEE no litoral Norte, em municípios como Torres, Tramandaí e Osório para relatar tentativas de golpe utilizando o nome da empresa. Atendentes da concessionária foram orientados a informar os clientes que a CEEE não executa cobranças em dinheiro ou depósito bancário, e que todos os valores referentes a serviços ou débitos são incluídos na fatura de energia.
Além disso, a companhia solicita aos clientes que foram vítimas da tentativa para que denunciem o caso à Delegacia de Polícia para que a situação possa ser monitorada. Segundo relatos a atendentes da agência, as pessoas foram ameaçadas de ter a energia desligada e o medidor, retirado, em caso de não efetuarem o depósito.
Práticas semelhantes já foram identificadas junto a clientes da região Metropolitana, Campanha e metade Sul, além do próprio litoral Norte em mais de uma oportunidade.
Ainda conforme a CEEE, as ligações telefônicas, quando ocorrem, apenas advertem os cliente para débitos existentes, mas nunca com a cobrança de depósitos em contas correntes, por exemplo.
Em alguns dos casos, os golpistas se identificaram como servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e, em outros, deram um falso número de teleatendimento (0800) para a emissão do boleto.
Na dúvida, o consumidor pode entrar em contato com a CEEE, mas o mais importante é denunciar o caso à Polícia.