Câmara de Porto Alegre solicita retomada de diálogo entre Simpa e Prefeitura

Greve da categoria completou 31 dias nesta quarta-feira

Foto: Andielli Silveira/CMPA

O presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), encaminhou hoje uma carta ao prefeito Nelson Marchezan Júnior solicitando a retomada de um canal de diálogo entre a Prefeitura e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). A greve dos servidores completou hoje 31 dias, sem expectativa de negociação.

A medida ocorreu após reunião com a direção do Simpa e lideranças partidárias, na sala da Presidência. O encontro provocou a suspensão temporária da Sessão Plenária, retomada após cerca de 40 minutos, na tarde desta quarta.

Conforme o texto, há “um clima de tensionamento” que “deve ser superado, pelo bem comum, sendo o diálogo uma das formas de desarmar os espíritos mais exaltados”.

Uma cópia do documento ficou com o líder do governo, vereador Moisés Barboza (PSDB), e a outra vai ser remetida ao gabinete do prefeito.

Os servidores exigem a abertura de uma mesa de negociação com o prefeito sobre reposição salarial, fim do parcelamento da folha e a retirada de projetos tramitando na Câmara.

Apesar da paralisação, os servidores mantêm 50% dos serviços considerados essenciais e 30% dos restantes. Já a Prefeitura garante que só vai negociar as pautas dos grevistas após a retomada das atividades.

Veja a íntegra do ofício:

O Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, no sentido de contribuir para a superação de um impasse que redunda numa greve que já dura mais de 30 dias e que, em última análise, prejudica a cidade de Porto Alegre, independente do mérito de postulação das partes, solicita à Vossa Excelência a retomada de um canal de diálogo, ao que já se dispõe o SIMPA, conforme compromisso assumido pelo Sindicato junto à maioria das Bancadas desta Casa.

Sabemos que se estabeleceu um clima de tensionamento, que deve ser superado, pelo bem comum, sendo o diálogo uma das formas de desarmar os espíritos mais exaltados, sendo este um gesto que, rogo eu, parta do Ilustre Chefe do Poder Executivo.

Despeço-me cordialmente,

Vereador Valter Nagelstein
Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre