Mais de 65% das crianças foram vacinadas contra pólio e sarampo no RS

Campanha de vacinação termina na sexta

Foto: Guilherme Almeida/CP

Faltando quatro dias para o fim da campanha de vacinação, 68,37% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 68,10% contra o sarampo no Rio Grande do Sul. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira.

Conforme a Pasta, os números correspondem a 361.627 doses aplicadas contra pólio e 360.228 em relação ao sarampo. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Em Porto Alegre, as 129 salas de vacina abrem de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento varia. Nas unidades de saúde, é das 8h às 17h. Na Clínica da Família da Restinga, das 8h às 20h. Na Unidade de Saúde São Carlos e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h.

Imunização

A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).