Hospital Beneficência Portuguesa reabre nesta terça-feira

A instituição, no primeiro momento, terá 22 leitos para atendimentos de convênios e privados

Hospital Beneficência Portuguesa. Foto: Lucas Rivas./Rádio Guaíba

A reabertura do Hospital Beneficência Portuguesa, na Capital, acontece na manhã desta terça-feira. A Associação Beneficente São Miguel (ABSM), de Gramado, é a gestora do espaço. O diretor executivo da Associação e Diretor do hospital, Ricardo Pigatto, salienta que todos os ajustes técnicos solicitados pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) foram realizados.

“Nossa expectativa é grande [para a reabertura]. Estávamos há quase 12 meses com um só paciente na unidade de internação, agora estamos reabrindo as portas com pronto atendimentos e a participação de quase todos os convênios, e a unidade do quarto andar, com 22 leitos. Esperamos, depois que abrirmos as portas, finalizarmos a negociação da dívida junto a Secretaria Municipal da Saúde. Estamos ansiosos, também, para que o município pactualize novamente o Sistema Único de Saúde, com o Beneficência”, expõe.

De acordo com Pigatto, a segunda etapa de abertura deve ser o terceiro andar, no qual estão sendo revitalizados sete salas de centro cirúrgico e leitos da UTI. O contrato da Associação Beneficente foi assinado em julho e terá duração de aproximadamente cinco anos. As especialidades atendidas serão cirurgia geral, neurologia, oftalmologia, traumatologia e ortopedia, além da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O grupo da Serra gaúcha passou a arrendar todo o espaço físico do Beneficência e a assumir todo o passivo. A instituição vinha acumulando cerca de R$ 100 milhões em dívidas e, sem conseguir pagar os funcionários, só não havia fechado porque mantinha internados apenas dois pacientes. Depois do prazo de cinco anos, se a nova administradora mostrar êxito na gestão, passa a se responsabilizar também pelos ativos do hospital.