Romero Jucá deixa liderança do governo no Senado

Senador disse que discorda de como governo lida com venezuelanos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou que está deixando a liderança do governo após desentendimentos com o Palácio do Planalto sobre as respostas que vêm sendo dadas à crise de Roraima, após a imigração de venezuelanos em massa. Por meio do Twitter, ele disse que já comunicou a decisão ao presidente Michel Temer.

“Acabo de comunicar ao presidente Michel Temer que deixo a Liderança do Governo por discordar da forma como o governo federal está tratando a questão dos venezuelanos em Roraima”, escreveu na rede social.

Jucá, que era líder do governo no Congresso desde que o presidente Temer assumiu a presidência. Ele ocupou o cargo desde março do ano passado, em substituição ao então senador, Aloysio Nunes, que assumiu o ministério das Relações Exteriores.

Crise em Roraima
Na semana passada, Jucá esteve no Planalto onde participou de uma reunião sobre a imigração de venezuelanos e sugeriu ao governo fechar temporariamente a fronteira do estado. O objetivo, segundo ele, era evitar um “colapso” em Roraima. Desde antes, o Planalto já emitia sinais de não limitar a entrada de estrangeiros no país por questões humanitárias e também de acordos internacionais dos quais é signatário.

Até o momento, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o assunto nem confirmou o teor da conversa entre Temer e o senador.