Firmada parceria entre Eletrosul e empresas chinesas para ampliar linha de transmissão energética no RS

Expectativa é de que obras comecem até o fim do ano

Evento contou com a presença de representantes chineses e do governo do Estado. Foto: Ananda Müller/Rádio Guaíba

Uma solenidade no Palácio Piratini celebrou hoje a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) SZE Transmissora de Energia Elétrica S/A, criada com o objetivo de ampliar a rede de transmissão de energia no Rio Grande do Sul. O acordo envolve a Eletrosul e as chinesas Shangai Electric e Zhejian Energy, essa última subcontratada pela primeira. A parceria vai assumir as obras do chamado Lote A do Leilão 004/2014 da Aneel, que prevê empreendimentos na casa dos R$ 3,9 bilhões.

A formalização da transferência da concessão do lote para a SZE Transmissora ocorre amanhã, na sede da Aneel, em Brasília. A SPE se compromete a construir, operar e manter os futuros empreendimentos, com possibilidade de receita anual de até R$ 408 milhões. As verbas para possibilitar a execução das obras, com previsão de 48 meses, poderão ser captadas junto à iniciativa pública e privada.

O projeto deve beneficiar 59 municípios nas regiões Metropolitana e Norte, criando 11 mil empregos – 4,5 mil diretos. Serão 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, construção de oito novas subestações e ampliação de 14 subestações já existentes. Para a secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Susana Kakuta, “o novo sistema vai aumentar a confiabilidade do fornecimento e viabilizar o escoamento de energia de futuros parques eólicos”.

O presidente da Eletrosul, Gilberto Odilon Eggers, estima que o pontapé inicial das obras ocorra dentro de aproximadamente três meses. Ainda há questões burocráticas a serem resolvidas em ambos os países, mas o prazo de 48 meses para a finalização das obras passa a contar já a partir da assinatura da concessão, amanhã, em Brasília.

A Eletrobras venceu o leilão 004/2014 da Aneel em novembro daquele ano. A empresa assinou contrato de concessão em março do ano seguinte, mas não executou o projeto por falta de verba. Em 2016, a Eletrosul realizou chamada pública para solucionar empresas parceiras para implementação das obras, sendo a Shangai a vencedora.

Em outubro do ano passado a Aneel aprovou o Plano de Transferência do Contrato de Concessão assinado em 2015, viabilizando a formalização da SPE nesta segunda. O evento contou, ainda, com a presença da representantes da Shangai Electric e da Zhejian Energy,  membros do consulado chinês de São Paulo e do governador José Ivo Sartori.