Líder de organização criminosa que ordenou sequestro em Bagé é transferido para a Pasc

Homem permanecia desde 2014 no Presídio Regional de Pelotas

Líder de uma organização criminosa que atua na metade Sul e apontado como mandante do sequestro de um empresário em Bagé, o criminoso conhecido como Tiago Mochilão passou a cumprir pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Ele ficou quatro anos detido no Presídio Regional de Pelotas, de onde vinha ordenando a execução de crimes fora da cadeia. A transferência do criminoso ocorreu na manhã de sábado na chamada Operação Pulso Forte com forte esquema de segurança da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que contou com apoio da Brigada Militar.

A Vara de Execuções Criminais da Justiça de Pelotas acatou um pedido do Ministério Público de Bagé, em conjunto com a investigação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e autorizou a remoção.

De acordo com o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, a mudança de Tiago Mochilão pata a Pasc é em definitivo. “Havíamos pedidos em meados de junho e julho essa transferência. E com a grande escalada criminosa do apenado, foi acatado pelo juiz e, então, realizamos a operação”, explicou. A chegada do detento na Pasc ocorreu no início da tarde.

Além do sequestro do empresário em Bagé, libertado na noite da última quarta-feira, quando seis integrantes da quadrilha foram presos, Tiagão Mochilão também é acusado de coordenar um assalto que resultou na morte de um tradicionalista gaúcho em janeiro, também em Bagé. O criminoso detém ficha extensa de antecedentes. A quadrilha dele atua em várias frentes, incluindo roubos a joalheiras, tráfico de drogas e latrocínios, entre outros crimes.

De acordo com o Ministério Público, o nome da mobilização de transferência do bandido é alusivo à operação Pulso Firme, realizada em julho do ano passado e que transferiu 27 líderes de facções gaúchas para penitenciárias do sistema federal. Cinco deles já voltaram ao RS e outros dez podem retornar em breve.