Forte chuva e com descargas elétricas marca início de manhã em Porto Alegre

Quase 30 semáforos tiveram problemas e causaram transtorno no trânsito da cidade

Árvore caiu na rua Castro Alves, no bairro Rio Branco | Foto: Guilherme Testa

Por volta das 5h30min da manhã desta sexta-feira, uma forte chuva e uma série de descargas elétricas romperam com o silêncio da madrugada em Porto Alegre. E as consequências ficaram em maior evidência, especialmente no trânsito, nas primeiras horas da manhã. Uma árvore chegou a cair na rua Castro Alves, no bairro Rio Branco, bloqueando o trânsito ainda nas ruas Vitor Meirelles e Schiller. Bombeiros e equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estiveram no local para remover o vegetal com segurança. Houve ainda acúmulo de água em várias vias, mas sem bloqueio total da via. O funcionamento de semáforos ficou prejudicado.

Ao todo, 29 equipamentos tiveram problemas e seis ficaram desligados por falta de luz. O impacto era maior em pontos mais movimentados, como nas avenidas Carlos Gomes e Plínio Brasil Milano e na Ipiranga com a Santana. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), algumas vias ficaram com acúmulo de água, como avenida Sertório e a 18 de Novembro, no cruzamento com a Sarmento Barata, na zona Norte. Para amenizar os transtornos, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) deslocou pelo menos 20 equipes.

Segundo o Centro de Comando de Porto Alegre (CEIC), os volumes de chuva foram mais intensos nos bairros Sarandi (11,4 mm), no Jardim Leopoldina (9,6 mm) e Belém Novo (8,3 mm). Ao longo da sexta-feira ocorreram várias pancadas de chuva e a instabilidade permaneceu.

A temperatura deve cair no fim de semana. As mínimas ficarão entre 3ºC e 5ºC e as máximas, entre 14ºC e 16ºC. No sábado, a umidade vai ser intensa, com muitas nuvens e possibilidade de chuva.