A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul, na Serra, condenou mais seis pessoas pelos crimes de organização criminosa e estelionato. Investigadas pela operação Corvus, da Polícia Federal, elas foram acusadas de utilizar cartões de crédito desviados do endereço do titular para realizar compras e liquidar dívidas no comércio. A sentença é do juiz federal substituto Rafael Farinatti Aymone.
O Ministério Público Federal (MPF) apontou, na denúncia, que a fraude era cometida com a ajuda de um funcionário dos Correios (já condenado em outra ação penal), que era o responsável por repassar os cartões para os demais integrantes do grupo. Entre os indiciados, há comerciantes e empresários que, mediante a divisão dos lucros, concordaram em simular compras, entre junho de 2014 e fevereiro de 2015. O prejuízo para os clientes dos cartões chegou a R$ 170 mil.
Aymone condenou o grupo – cinco homens e uma mulher – a penas que vão de um ano e oito meses a cinco anos e nove meses de reclusão. Cabe recurso da sentença, ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em setembro de 2015, a 5ª Vara Federal de Caxias já havia condenado outras sete pessoas por estelionato, entre elas o carteiro responsável por desviar os cartões de crédito.