RS tem virada no tempo e semana começa fria

Fronteira terá mínimas de 1°C e máximas não devem superar os 15°C

Orla da Capital ficou cheia, mesmo com chegada do frio. Foto: Fabiano do Amaral/CP

Muitas nuvens cobrem parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com chance de chuva e garoa no decorrer do dia, especialmente no Norte e no Nordeste do Estado. No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens ao longo do dia.

Da tarde pra noite, a nebulosidade diminui no restante das regiões, mas à noite ainda haverá pontos com tempo nublado a encoberto no Norte e no Nordeste gaúcho. Uma massa de ar frio cobre o território gaúcho. As menores mínimas ocorrem no Oeste e no Sul.

Frio que chega a 1°C em Santana do Livramento e a 3°C em Bagé. As máximas não devem superar os 15°C e vão ser registradas em áreas do Litoral Norte, como Capão da Canoa e Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 14°C.

Orla enche, mesmo com chegada do frio

Em menos de duas horas a temperatura em Porto Alegre despencou: caiu de 25 graus para 16 graus na tarde deste domingo. Na orla do Guaíba a sensação mudou do calor, às 14h, para o frio, às 16h, com o céu totalmente nublado e vento forte e gelado. Mesmo assim, a orla superlotou, como se estivesse para acontecer um grande show.

Não apenas a orla, próxima da Usina do Gasômetro, mas boa parte da avenida Beira Rio esteve repleta de público. Mas em grande parte da área no entorno da usina, era difícil caminhar sem esbarrar em alguém. Quem chegou depois das 16h estava agasalhado, quem veio no começo da tarde ficou na camisa de manga curta mesmo.

Entre os mal agasalhados estava Valdir Neves Dorneles e sua filha, Mainá, de 10 anos. “Tá muito frio, mas isso aqui tá muito lindo. Só vim dar uma espiada, agora vou ter que ficar mais um pouco”, disse Valdir, morador do Centro.

Após um sábado de céu azul, o Rio Grande do Sul teve uma grande virada do tempo com queda acentuadíssima da temperatura em curto período pela chegada de uma frente fria. O que mais chamou a atenção foi o enorme e incrível contraste térmico que se registrou entre as áreas já sob efeito da frente fria e as que se encontravam sob uma condição pré-frontal com ar quente.

Ao meio-dia, Pinheiro Machado tinha 8ºC, Pelotas e Quaraí registravam 9ºC e Uruguaiana anotava 10ºC. Na mesma hora, Gramado tinha 22ºC e Santa Cruz do Sul 26ºC. No meio da tarde, o abismo térmico entre o Nordeste e o Sul gaúcho ficou ainda maior. Às 15h enquanto fazia 5,8ºC em Pinheiro Machado, em Três Coroas a temperatura era de 31,7ºC. Porto Alegre anotou mais de 27ºC no começo da tarde, mas as marcas nos termômetros despencaram com o vento que passou a soprar forte entre 14h e 16h. No começo da noite havia bairros com 12ºC na cidade.