Confiança dos industriais gaúchos cresce, mas ainda não recupera patamar de maio

ICEI-RS avançou quatro pontos em relação ao mês passado, atingindo 54,7

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) de agosto, divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), mostra melhora no otimismo do setor. O ICEI-RS avançou quatro pontos em relação ao mês passado, atingindo 54,7. O resultado é ainda insuficiente, porém, para repor as perdas recentes, já que segue abaixo do patamar de maio, de 56,6. Na escala do ICEI, quanto mais abaixo o valor estiver de 50, maior o pessimismo e, quanto mais acima, maior o otimismo.

O Indicador de Condições Atuais (ICA), que entre julho e agosto se manteve abaixo dos 50, puxou o resultado, apesar do crescimento de 45,1 para 48,6 no período. O percentual de empresários que percebem piora na economia brasileira (30%) diminuiu em relação a julho (46%), mas supera demais a parcela dos que percebem melhora (9,4%). Já o Índice Condições Atuais das Empresas marcou 51 pontos em agosto, uma alta de três frente a julho, voltando a denotar melhora.

Para os próximos seis meses, o Índice de Expectativas (IE) subiu de 53,4 em julho para 58 pontos em agosto, o que indica aumento do otimismo, mais próximo ao nível de maio (57,9 pontos). O ICEI-RS de agosto consultou 229 empresas, sendo 56 pequenas, 82 médias e 91 grandes, entre os dias 1º e 13. Mais informações podem ser obtidas em
http://fiergs.org.br/pt-br/economia/indicador-economico/icei.