Passe livre e tempo bom devem aumentar a procura no Dia D de Vacinação

Devem ser vacinadas, contra poliomielite e sarampo, crianças entre um ano e cinco anos incompletos

Em Porto Alegre, a imunização para crianças de um a menores de cinco anos segue até 15 de setembro. Foto: Arquivo/Palácio Piratini

Acontece neste sábado o Dia D de Vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o país. Devem ser vacinadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Porto Alegre, 93 salas de vacinação estão abertas desde as 8h e ficarão até as 17h. Em outras quatro, administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o funcionamento se encerra às 14h.

Conforme a enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Bianca Ledur, a Pasta não trabalha com uma meta, hoje, mas acredita que o tempo bom e o passe livre nos ônibus vão contribuir com a procura. Bianca salienta a importância da vacinação nas crianças. “Enquanto as doenças estiverem circulando no mundo, a vacinação é importante. Hoje em dia, as pessoas viajam muito e podem levar o vírus de um lugar para o outro. Se as pessoas estiverem imunizadas, o vírus não vai voltar a circular”.

Sobre o movimento anti-vacinas, a enfermeira diz que há uma preocupação nacional com o tema. “Preocupa muito, pois é uma ideologia de que as crianças entrando em contato com as doenças adquiririam imunidade, mas isso é um equívoco, porque as doenças podem provocar danos permanentes ou até a morte. A vacinação promove a imunização sem riscos para as crianças”.

Segundo dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ferramenta do Ministério da Saúde utilizada para o registro das doses, até o início da tarde de ontem, a cobertura era de 16,5% para poliomielite e de 15,1% para sarampo (extensivo a rubéola e caxumba).

A campanha segue até o dia 31 de agosto. A intenção do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária indicada. Em Porto Alegre, há 65 mil delas e, no Rio Grande do Sul, cerca de 540 mil, de acordo com a estimativa do órgão federal.

Em nível estadual, 77% do público-alvo da campanha ainda não se imunizou. Pais e responsáveis devem levar as crianças, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS, se tiverem. No dia D, só estarão disponíveis nas unidades de saúde as duas vacinas da campanha.