MP pede arquivamento de investigação contra ex-vereador Mário Manfro

Investigação se baseou em denúncia de ex-funcionário de gabinete de que houve suposta cobrança de "caixinha" por parte do parlamentar em troca de cargos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul pediu o arquivamento da investigação contra o ex-vereador de Porto Alegre Mário Manfro, originária da Operação Caixinha, no ano de 2016. A promotoria não encontrou provas da denúncia, feita por um ex-funcionário de gabinete, de que houve suposta cobrança de “caixinha” por parte do parlamentar em troca de cargos.

Conforme o MP-RS, “houve em verdade uma briga política” entre filiados ao PSDB, postulantes à vereança, e Manfro. “Essa disputa política chegou a oficializar-se no interior do PSDB, conforme fartamente demonstrado nos autos”, acrescentou o promotor José Guilherme Giacomuzzi.

Na época, o então vereador publicou nota de “surpresa e indignação” e garantiu não ter praticado ato ilícito. Ele tinha deixado o PSDB antes de se filiar ao PTB, no começo de 2016.

Ainda conforme o pedido do MP-RS, “o certo é que não há provas de qualquer crime praticado por qualquer dos investigados”. Além de Manfro, foram alvo da investigação Ricardo Terzaghi Otero, Cristiano Junior Ataides, Lutiero de Almeida Pereira, Giovani Lopes, José Marcos Muller del Fabro e Marcos Paulo Flach. Conforme a promotoria, não há indícios de envolvimento com atividade ilícita de nenhum deles.