Detran notifica mais 1,5 mil condutores com suspensão e cassação do direito de dirigir

Edital dá prazo de 30 dias para recurso

Foto: Arquivo/Palácio Piratini

O Detran RS notificou mais de 1,5 mil condutores, em editais publicados no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira. A relação abrange 1.125 condutores penalizados com suspensão e 449 com cassação do direito de dirigir. O edital dá prazo de 30 dias para recurso à Junta Administrativa de Recurso de Infração do Detran RS ou entrega da Carteira Nacional de Habilitação em um Centro de Formação de Condutores.

Segundo o Detran, a legislação prevê notificação da penalidade por edital público para motoristas não encontrados em casa pelos Correios, em três tentativas de entrega. O condutor pode ser suspenso quando somar mais de 20 pontos em infrações. Além disso, uma única infração pode gerar um processo de suspensão do direito de dirigir, como conduzir sob o efeito de álcool, ultrapassar a velocidade acima de 50% da máxima permitida para a via e furar blitz de trânsito.

Além dos editais de aplicação das penalidades, também foram publicados editais de julgamento dos recursos de processos de suspensão e cassação. Os editais de notificação, publicados regularmente no Diário Oficial do Estado, também podem ser consultados no site do Detran gaúcho.

O Rio Grande do Sul soma hoje cerca de 107 mil condutores com o direito de dirigir suspenso ou cassado.