Governo gaúcho inicia pagamento de funcionários terceirizados do Samu

Previsão da Secretaria Estadual da Saúde é de que 30% dos funcionários estejam com salários em dia até o final da manhã

Processo visava a contratação de motoristas para ambulâncias | Foto: Eduardo Seidl / CP Memória

Em busca do restabelecimento por completo dos serviços do Samu, o governo do Estado iniciou o pagamento direto aos funcionários que prestam serviços para a Empresa FA Recursos Humanos. Na última segunda-feira, telefonistas e rádio-operadores da Central de Regulação do Samu Estadual paralisaram as atividades devido ao atraso de salários. Conforme os funcionários, a empresa está com as remunerações atrasadas desde o mês de maio.

O centro de atendimento do Samu opera na manhã de hoje com dois telefonistas, enquanto deveriam ter oito. Além disso, o atendimento está sendo realizado com dois rádio-operadores, sendo que deveriam ter três.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, pelo menos 30% dos funcionários estarão com os salários em dia ainda na manhã desta quarta-feira. A decisão do Executivo em assumir, de forma emergencial, os pagamentos visa a manutenção dos serviços. A pasta ressaltou ainda que, desde o início da greve, medidas emergenciais estão sendo adotadas para suprir a falta de pessoal. Entre as ações estão remanejo de servidores públicos e apoio da prefeitura de Porto Alegre. Em nota, a Secretaria da Saúde afirma que não houve nenhum prejuízo à saúde dos usuários decorrente de problemas com o atendimento do Samu.

Com a demora gerada pelo impasse salarial e o temor de falta de atendimento às 6 milhões de pessoas que dependem do Samu no Rio Grande do Sul, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) decidiu entrar na justiça com uma liminar que impeça a terceirizada, nacionalmente, de participar de novas licitações no setor da saúde.