Com 44% dos salários pagos, Samu opera normalmente, garante Secretaria da Saúde

Governo promete quitar valores a mais 84 trabalhadores nesta quinta-feira

Imagem: Divulgação Simers

A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) garante que o Samu do Rio Grande do Sul opera normalmente após o pagamento de salários atrasados a 66 dos 150 atendentes (44%) que faziam greve desde segunda-feira. A Pasta obteve autorização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para fazer uma negociação de forma emergencial e quitar as pendências fazendo repasses diretos aos telefonistas e rádio-operadores da empresa terceirizada responsável pelo serviço.

Conforme a Secretaria, os salários, atrasados desde maio, vão ser quitados, integralmente, até esta quinta-feira. A SES informou, ainda, que a Justiça do Trabalho determinou o bloqueio de pagamentos à FA Recursos Humanos, que conforme os trabalhadores não vinha repassando o dinheiro recebido.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), afirmou ter entrado na justiça com uma liminar a fim de impedir a terceirizada de participar de novas licitações no setor da saúde.

Por meio de nota, a Secretaria ressaltou que “desde o início da greve, na segunda-feira (13), as medidas emergenciais imediatamente adotadas para suprir a falta de pessoal, com remanejamento de servidores públicos e apoio da prefeitura de Porto Alegre, não houve nenhum registro de prejuízo à saúde dos usuários decorrentes de problemas com o atendimento do Samu/RS”.