O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, assinou, hoje, o Decreto de Permissão de Uso do Parque da Harmonia para a realização do Acampamento Farroupilha. O evento ocorre de 7 a 20 de setembro e a expectativa dos organizadores é receber mais de 1 milhão de visitantes. A montagem de piquetes (devem ser 353, em 2018) pode ser feita a partir de sábado, devendo se estender até o fim do mês. Mesmo antes da permissão oficial, a estrutura do acampamento, incluindo administração, bares, lojas, rede elétrica e hidráulica, já começou a ser montada.
A Secretaria Municipal da Cultura inscreveu os piquetes e a Diretoria de Promoção Turística da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) vai operar o serviço de informações aos visitantes. No ano passado, 30 mil turistas, de dez etnias diferentes, receberam informações sobre Porto Alegre e participaram de oficinas de gastronomia e costumes gauchescos, realizadas em parceria com piquetes e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A expectativa, em 2018, é receber 40 mil.
O tema, Campeirismo, vai embasar as programações do acampamento. O cronograma abre em 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, acesa em Iraí, no Norte gaúcho, seguindo a sequência histórica de acendimentos em locais significativos da Revolução Farroupilha.