Orla do Guaíba dispõe de um banheiro para cada cerca de mil visitantes em fins de semana

Média é calculada pelo índice de visitantes informado pela Prefeitura

Foto: Alina Souza

A Orla do Guaíba, novo ponto de encontro dos porto-alegrenses, dispõe de um banheiro para cada cerca de mil visitantes. O cálculo se baseia no número fornecido pela Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, que informou a instalação de 20 banheiros químicos para uso na região nos dias do fim de semana. Além desses, quatro banheiros fixos também estarão abertos, totalizando 24 unidades. Desde a entrega, em 29 de junho, o parque vem recebendo uma média de 50 mil pessoas por fim de semana.

Nos demais dias, são três banheiros fixos abertos à população. Conforme a pasta, a abertura dos banheiros dos estabelecimentos comerciais ainda não inaugurados também vai auxiliar na demanda dos visitantes. A disponibilização ao público, no entanto, fica a critério de cada permissionário, que pode ou não deixar o acesso livre para usuários que não estejam consumindo nos locais.

Os banheiros químicos instalados são custeados através de parceria com o Escritório de Eventos e dos food trucks autorizados a operar no espaço. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Maurício Fernandes, o projeto inicial previa apenas seis banheiros no total: “nós estamos com um número bem superior a esse”, afirmou, e reforçou que as unidades químicas já estão operando desde a abertura do parque. “No Ibirapuera, o mais visitado da América do Sul, são apenas oito banheiros, então acreditamos que o número está adequado”, finalizou.

O anúncio decorre, também, das reclamações de comerciantes e moradores da região, de que frequentadores passaram a urinar nas calçadas e prédios do entorno da Orla.

A prefeitura ainda adverte os usuários para que atentem às normas de convivência para o espaço, que serão afixadas em placas educativas ao longo da Orla.

Entre as recomendações, o pedido para que os frequentadores recolham o lixo, conduzam animais de estimação na guia e recolham dejetos, utilizem bicicleta apenas na ciclovia, não entrem na água, não façam churrascos e fogueiras, por exemplo.