O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, decidiu rejeitar mais um pedido feito pelo PT para autorizar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate que ocorre, na noite de hoje, na TV Bandeirantes, com candidatos à Presidência da República.
Na decisão, a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani entendeu que o PT não detém legitimidade para fazer o pedido em nome de Lula. Na última segunda-feira, a juíza Bianca Arenhart negou o mesmo pedido.
Lula está preso desde 7 de abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função da pena de 12 anos de prisão à que é condenado na ação penal do caso do triplex do Guarujá (SP).
Para o PT, é direito de Lula, como pré-candidato, participar do debate. De acordo com o partido, o pedido de registro de candidatura do ex-presidente deve ser protocolado no dia 15 de agosto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após o registro, o tribunal vai avaliar se Lula deve ou não ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados, como o TRF4.
Leia mais: