Venezuela identifica dois suspeitos de atentado contra Maduro

Promotor defende que ambos sejam julgados por traição à pátria e homicídio intencional qualificado

O procurador-geral da República da Venezuela, William Tarek Saab, anunciou hoje que fora identificados dois suspeitos presos pela participação em um suposto ataque ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, há dois dias. Não há detalhes sobre a prisão nem do perfil dos suspeitos, e a única informação é que são dois homens.

Segundo o procurador, os dois suspeitos são tratados como terroristas e foram identificados como autores materiais e colaboradores imediatos do ato. De acordo com William Tarek, há um trabalho árduo de investigação a partir de detalhes sobre a operação dos drones supostamente utilizados para o atentado no último sábado, em Caracas, durante cerimônia militar em que Maduro fazia discurso.

Pelas investigações preliminares, há dispositivos e vestígios nos locais onde foram encontrados os drones.

Para o procurador, os suspeitos devem ser julgados por traição à pátria, homicídio intencional qualificado agravado por ter sido um atentado contra o presidente da República.

O procurador reiterou que os explosivos feriram oficiais da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militarizada) e causaram danos a prédios. Também afirmou que o Ministério Público já “se sabe os locais onde operaram os dois drones” e foram obtidas “provas de interesse”.

“No dia do fato foram detidas em flagrante duas pessoas que operavam um dos drones. Há testemunhas que viram o aparelho decolar e os identificaram”, explicou o procurador, que afirmou que as investigações prosseguem.

As informações foram publicadas no site oficial da Presidência da República da Venezuela.