PT define aliança com o PCdoB para disputar o governo gaúcho

Nomes dos candidatos ainda devem ser anunciados formalmente

Rossetto oficializou candidatura no fim de semana. Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT-RS) deve anunciar, na noite desta segunda-feira, uma aliança com Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para as eleições de 2018. Segundo informações preliminares, os nomes dos candidatos ainda devem ser anunciados formalmente.

As duas legendas vinham conversando sobre a coligação há algum tempo e já era um desejo do PT-RS ter os comunistas como aliados na campanha eleitoral.

Rossetto oficializou a candidatura ao governo estadual e a ex-deputada estadual Ana Afonso (PT), escolhida como vice do ex-ministro. Entretanto, com a aliança, existe a expectativa de ela seja substituída pelo indicado do PCdoB, que também já havia confirmado a governadora a ex-secretária estadual do Turismo, Abigail Pereira.

A tendência, agora, é a de que Abigail dispute o Senado, ao lado de Paulo Paim, com a indicação de vice na chapa ainda em aberto. Nesse caso, o PCdoB abre mão de um nome para o governo estadual e o PT de uma das indicações a senador – no caso, a de Cleonice Back. Secretária de Políticas Sociais da CUT-RS e coordenadora-geral da Fetraf-RS, ela pode ser confirmada como suplente de Paim.

A convenção dos comunistas, realizada na Capital, teve a presença da deputada estadual Manuela D’Ávila, que aceitou o convite de ser vice na chapa do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, caso a Justiça Federal não permita que Lula dispute as eleições.

*Com informações do repórter Luis Sérgio Dibe/Correio do Povo