Procon e Sindióptica lançam campanha para alertar sobre risco do uso de óculos falsificado

Adesivos em alusão à campanha foram colocados em 95 ônibus da Capital

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

O Procon Porto Alegre e o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematrográfico do RS (Sindióptica) lançaram na manhã desta segunda-feira a campanha “Saúde dos Olhos”. A intenção é alertar e conscientizar a população sobre os riscos do uso de óculos falsos.

Através de anúncios e fiscalizações, a campanha pretende informar o consumidor sobre os malefícios de óculos comercializados sem procedência. Além de prejudicar a saúde, esse consumo financia o crime organizado, a evasão de divisas e crimes financeiros. Os óculos estão em quinto lugar entre os produtos mais comercializados ilegalmente em Porto Alegre, com 62% para venda de óculos de sol, movimentando volumes não contabilizados pela Receita Federal, tipificado também como contrabando.

Em uma primeira etapa, 95 ônibus que circulam de Porto Alegre tiveram a parte traseira adesivada com informações sobre a campanha. Além disso, cartazes para alertar os consumidores estarão fixados em lojas e estabelecimentos ópticos, bem como repartições públicas municipais.

Para o presidente do Sindióptica RS, André Roncatto, a divulgação da campanha neste momento é fundamental para alertar a população com caráter de prevenção e saúde pública. “A crescente comercialização de lentes, armações e óculos falsificados já atinge níveis alarmantes. Neste momento, é preciso conscientizar o consumidor que óculos falsificados podem causar riscos cumulativos e irreversíveis, podendo levar até a cegueira”, destaca.

Riscos à saúde

O uso de óculos falsificados expõe a saúde dos olhos a diversos riscos. No caso dos óculos de sol, além de não protegerem os olhos contra os raios ultravioletas, as lentes fazem com que as pupilas fiquem dilatadas como acontecem no ambiente escuro, o que potencializa os efeitos nocivos da radiação nos olhos, tais como a queima de retina, desenvolvimento de pterígio, degeneração macular, além de estimular a catarata precoce.

Óculos de grau falsos com lentes igualmente irregulares, que apresentam variações de graus e eixos, podem gerar prismas e alterações visuais que levam a lesões, dores de cabeça e náuseas. Desta forma, em vez de corrigir a visão, estas lentes prejudicam a saúde visual.