Dnit recebe, nesta terça, propostas para manutenção e limpeza da FreeWay

Se não houver empresas interessadas na contratação dos serviços, processo vai ser refeito

Os envelopes das propostas ao edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a contratação dos serviços de manutenção e limpeza da BR 290 – trecho Osório até a ponte do Guaíba – serão abertos na manhã desta terça-feira.

O edital, lançado em fim de julho, prevê R$ 124 milhões de investimentos em dois anos de vigência. A vencedora deve começar os trabalhos até o fim de agosto. Se não houver empresas interessadas, o processo vai precisar ser refeito.

Conforme o superintendente do Dnit/RS, Allan Magalhães Machado, desde 4 de julho – quando se encerrou o contrato da concessionária Concepa – a manutenção, cobrança de pedágio e limpeza deixaram de ocorrer. O Dnit acertou apenas os serviços de içamento do vão móvel da ponte do Guaíba e de segurança das três praças de pedágio.

A contratação de empresa para a manutenção e limpeza em nada interfere nas negociações entre Dnit, Secretaria Estadual dos Transportes e Ministério dos Transportes, sobre a transferência da gestão à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Segundo Magalhães, se as partes chegarem a um acordo, e a EGR assumir o trecho, cessa o contrato da empresa vencedora do edital.

Até esta segunda-feira não havia sido marcada agenda de negociações, nesta semana, entre o governo do Estado e o Ministério dos Transportes para definir a gestão do trecho rodoviário. A responsabilidade da FreeWay, com isso, continua com o DNIT.

A secretaria estadual dos Transportes informou que espera a conclusão do levantamento dos dados técnicos sobre os valores de pedágio que contemplem a manutenção dos serviços na estrada, com qualidade. Esse estudo é realizado pela secretaria e pela EGR.