MDB confirma Sartori para buscar inédita reeleição ao governo do RS

Henrique Meirelles, candidato à presidência da República, participou da convenção e oficializou a chapa com Germano Rigotto

Convenção do MDB-RS oficializou José Ivo Sartori para disputar a reeleição. Foto: Galileu Oldenburg

Com uma festa montada para mostrar a força do MDB no Rio Grande do Sul, o atual governador José Ivo Sartori foi confirmado candidato à reeleição para o Palácio Piratini. A convenção estadual da sigla aconteceu na manhã deste domingo e lotou o Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A convenção do MDB também definiu José Fogaça para concorrer a uma vaga no Senado. Completam a chapa José Paulo Cairoli (PSD) que busca a reeleição para o cargo de vice-governador e Beto Albuquerque (PSB), também para o Senado. Completam a coligação O Rio Grande no Rumo Certo PR, PSC, Patriotas, PRP, PMN e PTC. No total, nove siglas apoiam a reeleição de Sartori.

Falando como candidato, Sartori disse que realizou uma série de medidas para diminuir o rombo nas contas públicas do Estado nos últimos três anos e meio. Segundo o candidato, o governo dele diminuiu o deficit financeiro de R$ 25,5 bilhões para cerca de R$ 8 bilhões.

“Não há mudanças sem desconforto, sem amargura, sem enfrentamento e sem barulho. Não há mudança na estrutura pública sem enfrentar interesses individuais muito poderosos. Tudo isso causou rejeição, mas é sinal de que estamos no rumo certo. A popularidade nunca me moveu”, disse o candidato do MDB.

O candidato do MDB à presidência da República, Henrique Meirelles, veio ao Estado para participar da convenção. Ele oficializou o ex-governador gaúcho Germano Rigotto como colega de chapa para a disputa ao Planalto.

“A escolha foi em função do histórico e currículo de Rigotto e tudo aquilo que ele representa no que exige de melhor na política brasileira: honrado, sério, trabalhador e tenho certeza que vai agregar muito à nossa chapa. Será um vice-presidente ativo. Estou feliz e honrado de ter Germano Rigotto como parceiro de chapa”, disse Meirelles.

Antes do encontro da sigla, pela manhã, a cúpula do MDB gaúcho fez um café da manhã fechado no Sheraton Hotel, restrito a poucas lideranças partidárias, para tratar de estratégia de campanha e do papel do RS.

Meirelles participou da convenção do MDB gaúcho. Foto: Galileu Oldenburg