A cúpula do PT gaúcho vai manter marcação cerrada sobre as decisões do PCdoB estadual, após a definição nacional dos comunistas, mantendo a candidatura da deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB).
No Rio Grande do Sul, o PCdoB define o rumo eleitoral em convenção que ocorre na manhã de sábado, no Hotel Embaixador. “A decisão nacional de manutenção da candidatura própria era esperada, mas continuamos acreditando na possibilidade de uma composição aqui”, pontuou o presidente estadual do PT, deputado federal Pepe Vargas.
Ele e outras lideranças petistas estiveram reunidos, na noite desta quarta-feira, para discutir encaminhamentos para a própria convenção, que ocorre no domingo pela manhã, no Clube do Comércio, e também para delinear como vai ser a abordagem aos comunistas sobre a aliança. “Vamos buscar um momento de conversa antes das convenções”, revelou Pepe Vargas.
Petistas seguem tratando o tema com discrição, embora admitam, nos bastidores, o desejo de ter a ex-secretária estadual do Turismo, Abigail Pereira (PCdoB) – que concorreu ao lado de Tarso Genro (PT) na última eleição – como vice na chapa com o ex-ministro Miguel Rossetto (PT). No entanto, o PCdoB deve encaminhar a manutenção da candidatura própria para ter um palanque estadual à disposição de Manuela.
“O caminho natural é consagrarmos a candidatura da Abigail, que garante um espaço importante de campanha para a Manuela, embora estejamos sempre abertos a discutir um caminho de unidade e fortalecimento do nosso campo político”, apontou o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson.