A primeira fase do Hospital Santa Ana, localizado ao lado do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, na zona Sul de Porto Alegre, foi entregue na manhã desta quarta-feira. São 28 leitos destinados a adolescentes masculinos de 12 a 18 anos com dependência química.
Resultado de uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, o Santa Ana contará com 205 leitos e tem por objetivo servir de retaguarda a hospitais com atendimento de alta complexidade. A expectativa é que até o dia 1º de novembro deste ano esteja em funcionamento pleno. O primeiro paciente será transferido para o Santa Ana nesta quinta-feira.
No total serão 56 leitos de saúde mental, 55 leitos de longa permanência, 83 leitos clínicos e 10 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a nova unidade calcula-se 680 internações mensais, 1775 consultas em reabilitação, 1377 exames ambulatoriais e mais de 500 colaboradores diretos, além de 150 indiretos.
O acesso ao hospital será 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e regulado pela central de leitos. Não haverá emergência no local, todos os pacientes serão encaminhados via ambulância.
A diretriz mais importante do Santa Ana será a assistência a pacientes que necessitam cuidados prolongados. A expectativa da SMS é de que a instituição ofereça cerca de 600 novas vagas em hospitais gerais de alta complexidade ao mês, com a transferência de pacientes internados há mais de 30 dias para o Hospital Santa Ana.
Abaixo, o cronograma de abertura das alas do hospital.