Justiça Federal ouve amanhã seis dos oitos réus do Caso Becker

Oftalmologista morreu baleado em dezembro de 2008, na Capital

Foto: Antônio Sobral

A Justiça Federal marcou para esta sexta-feira os seis primeiros interrogatórios dentre os oito acusados de envolvimento na morte do oftalmologista e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) Marco Antônio Becker. O crime ocorreu em dezembro de 2008. As audiências, conduzidas pelo juiz federal Roberto Schaan Ferreira, da 11ª Vara Federal de Porto Alegre, acontecem amanhã e na sexta-feira seguinte.

Entre os interrogados está o ex-andrologista Bayard Ollé Fischer Santos, apontando como mandante do crime. Após os interrogatórios, o próximo passo é a apresentação de memoriais pelas partes. A partir daí, o magistrado decide leva ou não o caso a júri popular. O processo tramitou, primeiramente, na Justiça Estadual. Provas documentais e periciais foram transferidas dos autos originais e digitalizadas para tramitação no sistema de processo eletrônico.

Entenda o caso

Em 4 de dezembro de 2008, ao deixar um restaurante e seguir para o carro, Becker morreu baleado com dois tiros, disparados por homens em uma moto. O crime ocorreu na rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre, por volta das 22h.

Em dezembro de 2013, a denúncia foi recebida pela Justiça Federal, iniciando uma nova ação penal, depois que o processo já havia tramitado na Justiça estadual.

O conflito de competências teve de ser decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) com base na alegação de que o homicídio foi motivado pela atuação da vítima junto ao Cremers e a suposta influência de Becker no Conselho Federal de Medicina. Seis acusados respondem por homicídio qualificado e outros dois por falso testemunho.