PF incinera seis toneladas de maconha em Lajeado

Apreensão é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul

Seis toneladas foram encontradas em caminhão durante ação em Lajeado | Foto: PRF / Divulgação CP

A Polícia Federal incinerou, na manhã desta quarta-feira, seis toneladas de maconha apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal e pela Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, em abril, no Vale do Taquari.

A apreensão, que ocorreu na BR 386, em Lajeado, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul. A incineração ocorreu em uma siderúrgica localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

Ontem, a PRF divulgou que o total de maconha recolhido em 2018, só no Rio Grande do Sul, já supera 12 toneladas, em menos de sete meses. Isso representa quase o dobro do volume acumulado em todo o ano passado, quando os agentes confiscaram 7 toneladas do entorpecente. Cerca de 200kg foram recolhidos, nessa segunda-feira, em Tio Hugo, e mais 280kg, hoje, em Rio Grande, na metade Sul, o que ampliou o total apreendido para 12,4 toneladas em 2018.

Em 2016, foram apreendidas 4 toneladas, enquanto em 2015, 3,5 toneladas da droga. O chefe de comunicação da PRF no Rio Grande do Sul, Alessandro Castro, atribuiu o aumento do tráfico à liberação da venda e do consumo de maconha no Uruguai. Castro salienta, ainda, que a PRF já previa esse aumento e, com isso, reforçou as ações de repressão, nos últimos meses.