Associação denuncia terceirização de análises de água e esgoto na Capital

Procurado, Dmae ainda não se manifestou

Foto: Ivo Gonçalves / PMPA / Divulgação / CP

A Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec) denunciou, nesta terça-feira, que os serviços de análises laboratoriais, hoje realizados diretamente pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entraram em processo de terceirização. Com as saídas de pessoal da autarquia, principalmente proporcionadas por aposentadorias, a solução encontrada pelo município, conforme a Astec, vem sendo o repasse da demanda a laboratórios privados e não a abertura de concurso público para a reposição de pessoal. Um ofício encaminhado pelo Dmae, de acordo com a entidade, endossa essa possibilidade.

Conforme o presidente da Astec, Sérgio Luiz Brum, a entidade repudia esse tipo de atitude e reforça que o grau de confiança nos resultados das análises pode ficar comprometido. “Não se sabe o que está acontecendo dentro desses laboratórios, acabamos tendo um grau de confiança maior naquilo que é feito internamente”, reforçou. Além disso, Brum comparou uma eventual terceirização dos trabalhos de análises do Dmae com a situação da FreeWay: “acabou o contrato com a Concepa, não tem mais coleta de lixo, ambulância, nada. O que vai acontecer com a água, se for pelo mesmo caminho?”, finalizou.

Procurada para comentar a questão, a assessoria de imprensa do Dmae afirmou que o órgão não vai se manifestar sobre a denúncia.